sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

TIREÓIDE TAXA METABÓLICA E EXERCÍCIO

TIREÓIDE TAXA METABÓLICA E EXERCÍCIO
A tireoide é uma glândula que fica atrás da traqueia, ela tem um formato de H(. Ela secreta dois hormônios, o T3 (triiodotironina) e o T4 (tetraiodotironina) ou tiroxina). Ele tem estes nomes pois são formados por dois aminoácidos tirosina e três agrupamentos iodetos. A função do T3 e T4 é a regulação da taxa metabólica. Aumentamos o catabolismo de gorduras, carbohidratos e proteínas; aumentamos a taxa de degradação do substrato energético, em especial gorduras. Sempre que aumentarmos o metabolismo, aumento o T3 e T4.
Uma doença que significa o aumento do T3 e T4 é o hipertireoidismo e a diminuição é o hipotireoidismo.
Hipertireoidismo: Há secreção maior do hormônio. Aumenta o metabolismo, maior a frequência cardíaca, maior a pressão arterial, aumenta a temperatura geral (rubor) e apresenta sudorese. Outra característica é a exoftalmia (olhos saltados) além de emagrecimento acentuado.
Hipotireoidismo: Há secreção menor do hormônio. Apresenta baixa taxa metabólica em consequência ganho de peso. Outras marcas: hipotensão e lapsos de memória. Na mulher a partir dos 40 anos são normais dosagens menores de T3 e T4. Com tendência para um progressivo hipotireoidismo.
Para a síntese do hormônio da tireoide precisamos de iodo. O Bócio é uma doença relacionada a falta de iodo, causando hipertrofia da tireoide. Na dieta desta pessoa estamos oferecendo pouco iodo e com isto a glândula começa a trabalhar mais. Hipertrofiando. O indivíduo inclina-se ao hipotireoidismo, ele produz menos T3 e T4. Doença hipotireoidea que hipertrofia a doença.
T3 e T4 e o exercício
Quando olhamos a resposta de T3 e T4 ao exercício temos um determinado nível destes hormônios ao longo do dia. Ao aplicarmos uma sessão de exercícios os níveis sobem e isto é lógico já que temos que aumentar a atividade metabólica. Então estimulamos o eixo hipotálamo-hipofisiário e vou secretar mais TRH mais TSH e finalmente mais T3 e T4. Ao interrompermos o exercício temos a queda dos níveis de T3 e T4, porém esta queda cai abaixo dos níveis normais. O que é mais curioso é que depois disto ela tem efeito rebote ou seja, ela sobe de novo para só então cair e estabilizar. Por que será que há queda abaixo dos níveis de normalidade no pós-exercício? Muito provavelmente para reconstituição de reserva energética. Gastei muito carbohidrato, proteína, lipídio há necessidade de repor estas reservas e uma das formas para fazer isto é diminuir T3 eT4, só que logo depois temos um segundo pico, claro que é menor que o primeiro. Este segundo pico tem relação com o aumento do metabolismo pós-exercício, necessário para o fenômeno de super adaptação ao treinamento. Onde vamos ganhar massa, ganhando reserva energética. E depois recupera. Isto é típico do exercício. É que o primeiro pico é tão mais alto quanto for à sessão de exercício.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário